Ricardo Baldacci entrevistado no Documentário “Cem anos de jazz” da TV Brasil

O cantor e guitarrista Ricardo Baldacci, participou da edição especial do programa da TV Brasil em comemoração ao centenário da primeira gravação de jazz.

Entitulado “Cem anos de jazz, o improviso mais longo da história” esta edição do Caminhos da Reportagem homenageia o ritmo que atravessa um século de transformações, com duas guerras mundiais, o racismo nos Estados Unidos, a criação do Be Bop e variações mais intimistas da música, o cinema na era do jazz, o retorno ao Lindy Hop (dança de jazz) nas ruas de São Paulo. Mesmo cem anos depois, a reportagem mostra que é possível descobrir curiosidades sobre a música que veio do blues.

Uma banda de músicos brancos foi a primeira a gravar um disco com o gênero musical criado pelos negros americanos, em 1917. Afinal, por que o trompestista Freddie Kepaard recusou o convite da Victor Talk Machine para gravar o que seria o primeiro disco?

“Se não tem nenhum negro no primeiro disco de jazz, alguma coisa está errada”, analisa o musicólogo e jornalista Zuza Homem de Mello.

Confira o programa na íntegra.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s